sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A ANALOGIA ENTRE O CASAMENTO NO ANTIGO ISRAEL E O SENHOR JESUS. PARTE 2



CASAMENTO DE ANTIGAMENTE: A NOIVA QUE ESPERA O NOIVO É CONSAGRADA


  Enquanto o noivo preparava o quarto para a lua de mel, a noiva era considerada consagrada, separada ou " comprada por um preço". Se ela saísse, deveria usar um véu para que todos soubesse que era comprometida. Durante esse tempo, ela se preparava para o casamento. Era de esperar que a noiva tivesse guardado dinheiro durante toda a vida para aquele momento. Ela comprava cosméticos caros e aprendia a usá-los para ficar mais bonita para o noivo. Ela não sabia quando o seu noivo viria busca-la; então, tinha que estar sempre pronta. Como era de costume  os noivos virem buscar suas novas no meio da noite, para "rouba-las", a noiva precisava ter sua lampada e seus pertences sempre prontos. Suas irmãs  ou damas de honra também ficavam a espera, mantendo suas lampadas preparadas em antecipação as festas tarde da noite.

A PARTE QUE JESUS CUMPRIU: A NOIVA QUE ESPERA O NOIVO É CONSAGRADA


  Nós, o povo de Deus, somos consagrados ou separados, aguardando a vinda do nosso noivo. Deveríamos está gastando este tempo nos preparando para a vinda de Jesus. Jesus usou a parábola das dez virgens a espera do noivo para ilustrar a necessidade de estarmos atentos a sua vinda ( Mateus 23:1-13).

CASAMENTO DE ANTIGAMENTE: O NOIVO VEM BUSCAR A NOIVA


  Assim que o pai do noivo via que a câmara nupcial estava pronta, ele dizia ao noivo que podia buscar a sua noiva. O noivo raptava sua noiva secretamente, como um ladrão na noite, e a levava para o quarto que havia preparado. Quando o noivo se aproxima da casa da noiva, ele gritava e tocava o Shofar ( Um trompete feito com chifre de carneiro),dando a noiva uma especie de aviso para recolher seus pertences. O noivo e seu amigo entravam na casa da noiva e levavam a noiva e suas damas de honra.

A PARTE QUE JESUS CUMPRIU: O NOIVO VEM BUSCAR A NOIVA


  Assim como o noivo vinha buscar a noiva no meio da noite, com um grito e o som de Shofar,o Senhor virá para nos buscar. " Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estacoes, não necessitais de que vos escreva; porque vos mesmo sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite" ( 1 Tessalonicenses 4:16-17; 5: 1,2).

CASAMENTO DE ANTIGAMENTE: SETE DIAS NA CÂMARA NUPCIAL


  O noivo levava a noiva para o quarto de núpcias, onde ficariam durante sete dias. O amigo do noivo ficava esperando do lado de fora, a porta do quarto. Quando o casamento era consumado, o noivo contava ao amigo que estava a porta, e o amigo saia anunciando aos convidados que estavam reunidos. Os convidados celebravam durante 7 dias ate que o noivo e a noiva saíssem do quarto de núpcias.

A PARTE QUE JESUS CUMPRIU: SETE DIAS NA CÂMARA NUPCIAL


  A antiga escatologia judaica ensinava que um período de sete anos viria sobre a terra antes da vinda do Messias. Durante esse período de angustia, os justos seriam ressuscitados e entrariam na câmara nupcial, onde estariam protegidos. Hoje, esse período de sete anos e conhecido como tribulação.

CASAMENTO DE ANTIGAMENTE: AS BODAS


  Apos sete dias na camara nupcial, a noiva e o noivo saiam para participar de uma festa comamigose familiares. Havia muita alegria e celebracao durante essa festa. A festa concluia a celebracao do casamento.

A PARTE QUE JESUS CUMPRIU: AS BODAS


  Assim como a noiva e o noivo comemoravam com um alegre jantar de casamento, Jesus e a sua noiva, vão celebrar o casamento. " E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como a voz de muitas águas, e como a voz de muitos trovões, que dizia: Aleluia! Pois já o Senhor, gloria, porque vindas são as bodas do cordeiro, e já sua esposa se aprontou. E foi lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados a ceia das bodas do cordeiro" ( Apocalipse 19:6-9).

CASAMENTO DE ANTIGAMENTE: INDO PARA CASA


  Após a ceia do casamento, a noiva e o noivo deixavam a casa do pai do noivo, onde a câmara nupcial havia sido construída. Eles iam para a sua própria casa, a qual o noivo tinha preparado.

A PARTE QUE JESUS CUMPRIU: INDO PARA CASA


  Assim como a noiva e o noivo deixavam a ceia de casamento para irem para irem para a casa que o noivo havia preparado, Jesus e a sua noiva também irão para a sua nova casa. " Eu vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. [...] Vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eia aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos todas as lágrimas,[...] E veio um dos sete anjos que tinha as sete taças cheias das últimas sete pragas e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do cordeiro. E levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu"       ( Apocalipse 21:1-10).

  Baseado nos padrões dos casamento antigos, vemos que, a semelhança do noivo de tempos antigos, Jesus veio a casa de sua noiva para o noivado, fez uma aliança com a Sua noiva e selou-a com um cálice de vinho, pagou pela noiva com Sua vida e deu a Sua noiva os dons do Espírito Santo. Nós, a noiva ( a Igreja), atualmente aguardamos a vinda do nosso noivo para nos levar a câmara nupcial ( o arrebatamento) onde ficaremos durante sete anos ( enquanto a tribulação acontece na terra). Nós, então, celebraremos as bodas do cordeiro e, em seguida, iremos com o nosso noivo para a nossa nova casa, a nova Jerusalém.



Fonte: " Casamento no Antigo Israel - Um retrato do Messias" ( artigo extraido da Revista Return to God, Volume 1 Numero 2, pagina 22).




Um comentário:

Unknown disse...

A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO
Ótima analogia bem explicada
Obrigado