terça-feira, 24 de setembro de 2013

MEDITANDO NO EVANGELHO DE JOÃO - CAPÍTULO 2 : TRANSFORMANDO O INSTINTO CARNAL EM INSTINTO ESPIRITUAL





 Estaremos meditando hoje no Capitulo 2 do livro de João. É de suma importância que você, meu caro leitor tenha em mãos a sua bíblia, para tornar essa meditação mais profunda, desejo nesse estudo que você venha ENTENDER, absorver e praticar o que está escrito.

 Começamos com o primeiro Milagre a qual o Senhor Jesus realizou ( Versículos: 1 até o 12), transformou a água em vinho em uma grande Festa de casamento que ocorrera em Caná da Galiléia.

 O que chamou minha atenção nesses primeiros versos do capítulo 2, foi a maneira a qual o Senhor Jesus respondeu sua "mãe" quando ela anunciou á ele que o vinho tinha acabado:

                       " MULHER, que tenho eu contigo? Ainda não é chegado minha hora"

                                                                                                                    João 2:4

 Você imagina a reação de uma MÃE recebendo tal " tratamento" de seu filho. Maria, por sua vez, mulher de Deus, temerosa, não demorou muito para entender que Jesus não se tratava de um menino que ela criara, mas ali sentado ao seu lado estava o próprio filho do Todo-Poderoso, era a presença de Deus na terra. Ela não ficou pelos cantos chorando, ou até mesmo reclamando com os outros : " Poxa! Meu FILHO  me respondeu, minha intenção era só ajudar! Isso é um absurdo! Meu FILHO me respondeu!"

 A reação de Maria foi TOTALMENTE CONTRÁRIA do que se esperava de uma " mulher terrena", logo em seguida ela falou aos serventes para fazer tudo que ele ordenasse. E assim foi feito, Jesus ditou as "regras", ordenou que os servos enchessem 6 talhas vazias com água, esses o obedeceram e aquelas águas se tornaram o melhor dos vinhos, como os convidados comentavam naquele dia, conforme as escrituras sagradas nos contam.

 O MILAGRE aconteceu, pois confiaram e obedeceram as direções do Senhor Jesus. Eu gostaria de Enaltecer a atitude de Maria. Não para trata-lá como santa, ou, reverencia-la. Não! Longe disso, pelo amor de Deus! Maria era uma mulher, como qualquer outra, mas a sua atitude nessa festa nos faz entender porque Deus escolheu a tal. Ela não agiu com sentimento, pela resposta de seu FILHO, agiu pela fé, os seus olhos eram da fé, e não maliciosos. Entendemos porque Deus escolheu o ventre dessa mulher para que o Senhor Jesus nascesse. Muitos idolatram Maria por conta disso, até mesmo acham, que Deus precisava de Maria para que o Senhor Jesus vinhe-se a terra. Amigos, se Deus quisesse, Ele colocaria o Senhor Jesus na terra num piscar de olhos. Mas não fez isso, porque tudo que Deus faz tem um grande propósito para nos educar, concernente a nossa vida espiritual.

 Maria não era sentimental, vivia em comunhão com Deus, e foi por isso que Deus permitiu que um " PEDAÇO DELE" estivesse dentro dela! Isso é muito forte! O pedaço de Deus hoje dentro de nós é o Espírito Santo. E para receber esse " PODER", precisamos nos esvaziar das coisas carnais, dos sentimentos. Deus fica impossibilitado de colocar seu Espírito dentro daqueles que possuem um grau de sentimentalismo forte, qualquer coisa as irritam, são pessoas magoadas, maliciosas, prepotentes e fracas! Como o Espírito Santo habitará em uma pessoa tomada pelo sentimentalismo?

 O próprio Senhor Jesus conhecia a natureza humana:

" Mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos.
 E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana."
                                                                                                    João 2:24-25

 A escolha de Deus por Maria, nos faz refletir, que não merecemos nada, porém quando nos esforçamos para agradar á Deus, pela sua misericórdia recebemos a sua presença para nos auxiliar dia após dia.

 Essa é a importância do Jejum de Daniel nesses 21 dias, arrancar dentro de nós o " instinto carnal" e colocar o "instinto espiritual" dentro de nós. Instinto significa impulso, ou seja, a primeira reação. A primeira reação de uma pessoa, pode construir coisas boas, como também levar tudo por ruína abaixo. O Mundo virou isso que você vê, por falta do Instinto Espiritual. As pessoas fazem o que dá na telha, sem a direção de Deus, e acabam quebrando a cara.

 O Espírito Santo é o "ingrediente" que você precisa para transformar a água em vinho. Deixe de ser uma pessoa sentimental, uma pessoa que tem um Instinto contrário de Deus. Confie em Deus, e busque o Espírito Santo, pois ele transformará a água na sua vida ( coisas normais) em vinho ( coisas sobrenaturais). A emoção atrapalha os planos de Deus, Ele trabalha com a razão, e a razão de Deus provoca coisas extraordinárias.



Que Deus abençoe e tudo que Deus faz é bom.

Pr. Michel santos

Nenhum comentário: