quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A ANALOGIA ENTRE O CASAMENTO NO ANTIGO ISRAEL E O SENHOR JESUS. PARTE 1



  O que as Escrituras querem dizer quando se referem a igreja como noiva e a Jesus como noivo? Será que e apenas uma linguagem rebuscada? Será que só serve para indicar o amor de Deus pelo seu povo? Compreender as antigas práticas de casamento judaico ajuda a esclarecer as Escrituras. O casamento é um retrato da aliança que Jesus fez e revela seus planos de voltar para sua noiva, a Igreja. O povo antigo de Israel entendia o que Jesus ia fazer porque eles entendiam o modelo do casamento. A Analogia entre o casamento e Cristo e a Igreja e descrito em Efésios 5:31-32 :

 " Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este ministerio; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da Igreja."

 A seguir, temos um resumo das práticas de noivado e casamento judaicos em tempos remotos. Através de um paralelo, podemos ver como Jesus cumpriu a parte do noivado e como Ele vai cumprir o restante quando vier buscar a sua noiva, a Igreja.


CASAMENTO DE ANTIGAMENTE: CONTRATO DE CASAMENTO E O PREÇO DA NOIVA


  Quando um rapaz desejava se casar com uma moça no Antigo Israel, ele preparava um contrato ou acordo para apresentar para moça e a seu pai na casa dela. O contrato mostrava a sua disposição de prover para a moça e descrevia os termos sob os quais ele pretendia se casar. A parte mais importante do contrato era o preço da noiva - o valor que o rapaz estava disposto a pagar para se casar com ela.O pagamento deveria ser feito ao pai da moça em troca de sua permissão. O preço da noiva costumava ser bem alto. Os filhos eram considerados mais valiosos do que as filhas porque eram fisicamente mais capazes de ajudar no plantio e em outros trabalhos pesados. O preço da noiva compensava pelo gasto que a família da moça teve para cria-la e também mostrava o amor que o rapaz tinha por ela - a moça era muito valiosa para o rapaz! O rapaz ia a casa da moça com o contrato e fazia a sua oferta a moça e ao pai dela.

A PARTE QUE JESUS CUMPRIU: CONTRATO DE CASAMENTO E O PREÇO DA NOIVA


  Jesus veio a casa de sua noiva ( Terra) para apresentar o seu contrato de casamento. O contrato apresentado por Jesus e a nova aliança, que concede o perdão dos pecados do povo de Deus. Jesus pagou o preço da noiva com sua vida. Ao partir o pão na última ceia, Ele falou do preço que estava pagando: "Isto e o meu corpo, que vos é dado..."( Lucas 22:19). Hebreus 9:15 deixa claro que Jesus morreu com o preço da nova alianca.: " E, por isso, é mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das  das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento,os chamados recebam a promessa da heranca eterna." Outras referencias biblicas são: 1 Corintios 6:19-20, 1 Pedro 1:18-19, Atos 20:28 e Joao 3:29.

  O contrato de casamento e a nova aliança são descritos em toda a Escritura. ( leia Jeremias 31:31-34).

CASAMENTO DE ANTIGAMENTE: O CÁLICE


  Se o pai da moça concordasse com o preço da noiva, o rapaz enchia um cálice com vinho e dava a moça. Se ela bebesse o vinho, era um sinal que tinha aceito a proposta. A partir de então, o rapaz e a moça estariam noivos. O noivado era um compromisso de cunho legal, como um casamento. A única diferença era que o casamento ainda nao tinha sido consumado. Um noivado durava cerca de 1 a 2 anos. Durante esse tempo, a noiva e o noivo ficavam se preparando para o casamento e não se viam um ao outro.

A PARTE QUE JESUS CUMPRIU: O CÁLICE


  Assim como o noivo dava um cálice de vinho a noiva para que ela bebesse, e assim selasse o contrato de casamento, Jesus tambem serviu vinho aos seus discípulos. Suas palavras descreveram a importancia do cálice na representação do preço da noiva no contrato de casamento: " E, tomando o cálice e dando gracas, deu-lho, dizendo: bebei dele todos. Porque isto e o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados." E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide ate aquele dia em que o beba de novo convosco no Reino demeu pai" ( Mateus 26:27-29). Os discípulos beberam do cálice, aceitando, assim, o contrato.

CASAMENTO DE ANTIGAMENTE: PRESENTES PARA A NOIVA


  Em seguida, o noivo dava a noiva presentes especiais. O objetivo desses presentes era demostrar o quanto o noivo apreciava a noiva. Eles serviam também para ajuda-la a se lembrar dele durante o longo período de noivado.

A PARTE QUE JESUS CUMPRIU: PRESENTES PARA A NOIVA


  Os presentes que Jesus nos deu são os dons do Espírito Santo: " Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nos, pois que nos deu do seu Espírito" ( 1 Joao 4:13).

  Jesus descreveu esse presente em João 14:26-27.

O CASAMENTO DE ANTIGAMENTE: A MIKVÁ


  Em seguida, a noiva participava da mikvá, ou banho purificador. Mikvá é a mesma palavra usada para o batismo. Até os dias de hoje no judaismo conservador, a noiva não pode se casar sem a mikvá.

A PARTE QUE JESUS CUMPRIU: A MIKVÁ


  A mikvá ,ou batismo, que Jesus providenciou para a Sua noiva foi o batismo com o Espírito Santo. Em uma ocasião, enquanto comia com eles, Ele lhe deu a seguinte ordem: " E, estando com eles, determinou que não se ausentassem de Jerusalem, mas que esperasse a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vos sereis batizados no Espírito Santo, não muito depois deste dias.''

CASAMENTO DE ANTIGAMENTE: PREPARANDO UM LUGAR


  Durante o período de noivado, noivo preparava um quarto para a lua de mel. Esse quarto costumava ser construido na casa do pai do noivo. A camara nupcial, como era chamado, tinha de ser um belo lugar para se levar a noiva. A noiva e o oivo passariam sete dias la. O quarto tinha que ser construido de acordo com as especificações dadas pelo pai do noivo. O rapaz só poderia encontrar com a noivas quando seu pai lhe permitisse. Se alguém lhe perguntasse sobre o casamento, ele dizia: '' não sei, não cabe a mim dizer, só a meu pai.''

A PARTE QUE JESUS CUMPRIU: PREPARANDO UM LUGAR


  Assim como o noivo dizia a sua noiva que iria preparar um lugar para ela, Jesus disse a Seus discípulos:       " Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos prepara lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, aonde eu estiver, estejais vos também ( Joao 13:2-3).

  No Antigo Israel, o noivo só poderia tomar a noiva com o consentimento de seu pai. Da mesma forma, Jesus disse: " Mas, daquele dia e hora, ninguém  sabe, nem os anjos que estao no céu nem o Filho, senão o Pai. Olhai, vigiai e orai, porque nao sabeis quando chegará o tempo" ( Marcos 13:32-33).




 Amanha finalizaremos esse estudo, que certamente e uma forte revelação que nos faz entender mais profundamente a respeito da comunhão de Cristo com sua igreja.

Que Deus abençoe e tudo que Deus faz é bom!

Fonte: " Casamento no Antigo Israel - Um retrato do Messias" ( artigo extraido da Revista Return to God, Volume 1 Numero 2, pagina 22).

Nenhum comentário: