sábado, 5 de outubro de 2013

MEDITANDO NO EVAGELHO DE JOÃO: CAPÍTULO 13 - NOVA LEI: LAVAR A MÃO DO PRÓXIMO.



 O capítulo 13 é dotado de ensinamentos de humildade e companheirismo. Eu gostaria hoje de meditar contigo, meu caro leitor, a respeito do comportamento humano e a maneira que normalmente as pessoas agem.

 Gostaria de focar o estudo de hoje em um só versículo.

" Novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros."

                                                                                                                    Joao 13:24


 O Senhor Jesus apresentara naquele momento um " NOVO MANDAMENTO", uma "NOVA LEI". Vemos que os homens naquela época e ate os dias de hoje, sempre precisaram de leis para estabelecer um padrão de vida. Isso é fato! Os fariseus "seguiam" as leis de Moisés a risca. Ao ponto de só darem ouvidos as leis de Moisés e a nada mais. Eles questionavam o Senhor Jesus por ter realizados feitos nos Sábados porque era proibido, pela lei de Moisés, qualquer trabalho nesse dia.

 Pois bem, os homens sempre precisaram de leis para TENTAREM manter uma organização. Imagine o trânsito sem regras, uma empresa sem normas para os funcionários, tente imaginar um mundo sem lei. Pois é, o Ser-Humano precisa de auxílio para pelo menos serem direcionados para o que deve ou o que não deve fazer. Foi assim desde o inicio da criação com Adão e Eva no Jardim do Éden. Para que você venha compreender o quanto o Ser-Humano é um ser perdido vemos tantas leis, e mesmo assim, estamos cercados de escândalos, violência, coisas absurdas acontecem todos os dias.

  O normal é cada um amar o seu próximo, mas a natureza humana ( por causa do pecado) odeia uns aos outros. Se o companheiro conquista algo, o outro inveja. Se for para o alto beneficio, as pessoas são capazes de destruir outros para alcançar a hegemonia. Quantas vezes você já ouviu de um colega: - Eu não vou com a cara do "Fulano"?
 A pessoa nem conhece a outra! Não gosta por que!?
  Tantas guerras, brigas, estupros, torturas, sequestros e etc.

  O senhor Jesus nos ensinou o caminho da felicidade, deu ao mundo o que ele precisa para se estabelecer: A LEI. Podemos resumir os ensinamentos de Cristo em duas super importantes leis:

  • AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO.

  • AMAR UNS AOS OUTROS.

  O mundo é essa bagunça pois não há obediência concernente a essas leis. Se o mundo amasse a Deus em primeiro lugar, não cometeriam tantas injustiças ( Pecado, roubo, traição, violência, maldade, inveja e etc.). Com certeza, a paz iria reinar, pois através do verdadeiro amor haveria comunhão entre todos. E como aquele ditado: " Uma mão lava a outra". Não haveria mãos sujas  cada um lavaria a mão do seu próximo. Vou além, meu amigo leitor, hoje as mãos das pessoas estão sujas de SANGUE do próximo. Ao invés de lavar, sujam, pensam somente em si mesmo.

  O padrão de Deus é formado por essas duas leis. Quem as obedece alcança a plenitude da vida que é o Espirito Santo em suas vidas. O obediente a lei de Deus, possui dentro de si o próprio Deus. Isso é glorioso!

  Ame seu próximo verdadeiramente. Quando você machuca alguém, os danos são mais forte em você mesmo. Porém, quando você " lava a mão " dos outros, sempre haverá alguém para lavar as suas. Veja esse vídeo, trata-se de uma historia real.





  Muito bacana esse vídeo. Quem diria, aquele menino que ele tinha ajudado, que não tinha futuro nenhum, depois de 30 anos salvou a vida dele. O Senhor Jesus lavou os pés dos discípulos para nos dar um grande exemplo. Lave os pés, as mãos, o que for possível faça pelo seu próximo ( SEM SEGUNDAS INTENÇÕES), amanha você ira precisar dele.

Que Deus abençoe e tudo que Deus faz e bom.

Pr. Michel Santos

 
 

Nenhum comentário: