quinta-feira, 26 de setembro de 2013

MEDITANDO NO EVANGELHO DE JOÃO : CAPÍTULO 4- A MELHOR DAS ÁGUAS



 Muito bem amigos, no capítulo 4 do Evangelho de João, fala a respeito dos 2 dias em que o Senhor Jesus passou em Samaria e o seu retorno a Canã da Galiléia. Sabemos que foi em Canã da galiléia que o Senhor Jesus transformou a água em vinho, tal feito fez o nosso Senhor ser reconhecido nessa redondeza, não bastasse isso, Jesus curou o filho de um oficial do Rei, aumentando assim seus " status" naquele lugar ( Joao 4:46-54).

 Mas o ponto determinante no capitulo 4 do Evangelho de João foi a mulher de Samaria ( João 4:1-30). Ela ficou maravilhada com a presença do Senhor Jesus e logo foi contar  a respeito do Senhor Jesus aos homens daquela cidade. Eles ficaram curiosos em conhecer Jesus ( Joao 4:28-30).

 Mas o que me chama a atenção a respeito dessa mulher de Samaria, foi o diálogo que ela teve com Jesus. A maneira que começaram e terminaram. Creio que você conhece a historia dessa mulher. Jesus pediu um pouco d'agua para a mesma, e ela recusou o pedido. Ela não entendeu porque um "judeu" estava falando com ela ( isso era algo anormal naquela época, os Judeus não se davam com os samaritanos. Joao 4:9). Aquela mulher não tinha juizo que na frente dela estava o próprio filho de Deus, mas, enxergou apenas um simples judeu. Seus olhos eram naturais. O Senhor Jesus fez a tal despertar, mostrando pra ela o lado ESPIRITUAL.

" Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: da-me de beber, tu me pedirias, e ele te daria água viva."

                                                                                                                     Joao 4:10


Os olhos desta mulher eram naturais, não entendia de onde era essa água viva. Ela não via nenhuma ferramenta na mão do Senhor Jesus, não via condições nele de pegar água alguma naquele profundo poço, que diga de passagem, era um poco de grande valor ( histórico, sentimental, e necessitavam muito daquela agua para o dia-a-dia), considerando ela, Jacó o grande pai a que presenteou o povo com aquele poço. Ela continuava a não entender que água era essa, os argumentos do Senhor Jesus aguçava mais o desejo dentro dela de conhecer tal agua.

" Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta agua tornará a ter sede;
 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna."

                                                                                                                         Joao 4:13-14


 Podemos dizer que o Senhor Jesus fez uma excelente propaganda dessa água ( risos), pois essa mulher ficou louca de desejo de querer beber a água ( Joao 4:15). Nasceu um desejo dentro dela, e claro, com uma grande curiosidade a respeito da água,mas agora chegou o ponto que eu queria amigos. Leia esses versículos:

" Disse-lhe Jesus: vai, chama teu marido e vem cá;
 ao que lhe respondeu a mulher: Nao tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, nao tenho marido; porque cinco maridos ja tiveste, e esse que agora tens nao e teu marido; isto disseste com verdade."

 Veja a resposta dela:

" Senhor,disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta."

 Ela ainda não sabia de quem se tratava, mas, pela revelação, (pois se tratava de um homem que ela nunca tinha visto e samaritano nenhum, e tal homem sabia da vida dela) o considerou-o profeta. Podemos dizer que o Senhor Jesus tocou na ferida dela. Pra você ve que ela ainda nao sabia com quem ainda estava conversando.leia com atenção.


" Eu sei, respondeu a mulher, que ha de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciara todas as coisas.
 Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo."

                                                                                                                 Joao 4:25-26


 Meu amigos, isso é muito forte! o Senhor Jesus foi revelado para aquela mulher! Pois vemos que o coração dela estava aquebrantado. O Senhor Jesus só se revelou, pois ela tinha se ENTREGADO. Vemos que tudo começou por causa da ÁGUA, e terminou numa grande revelacao, ela conheceu e provou da agua que sarceia a sede para sempre.

 Mas isso só foi possivel, porque o Senhor Jesus tocou na 'Ferida" dela, ou seja,o ponto fraco, que era uma vida sentimental destruida. Ela estava partindo para um sexto casamento! infelizmente e assim, as pessoas só atentam para as coisas de Deus quando estao sofrendo. As pessoas se escondem no orgulho como foi o exemplo dessa mulher, em outras palavras : " EU SOU samaritana, e voce um judeu. O Senhor Jesus sabia qual era o problema daquela mulher, e a agua a qual Jesus se referia era o proprio ESPIRITO SANTO.

 O ESPIRITO SANTO e a solucao de todos os problemas. O Senhor Jesus nos enviou o ESPIRITO SANTO, para nos ajudar, para nos levar a verdadeira felicidade. Aqueles que possuem esse PODER, VENCE TUDO.

 O Senhor Jesus fez aquela mulher ( atraves dos problemas) enxergar com os olhos espirituais. Primeiro devemos levar a pessoa ENTENDER porque ela precisa do Espirito Santo, e depois que isso acontece, a pessoa esta apta para recebe-lo. E foi isso que o Senhor Jesus fez com essa mulher, abriu os olhos dela para as coisas espirituais.

Você que já tem o Espirito de Deus dentro de você, é de suma importancia que você venha se manter no poço que é o Senhor Jesus, enquanto somos com Ele, Ele é conosco e quando viramos as costas, infelismente Ele tambem o faz. E você que ainda nao possui o Espirito Santo, abra o seu coração, seja sincero contigo mesmo, e busque dessa água. Sua vida irá mudar depois desse encontro com o Senhor Jesus.

Que Deus abençoe a todos e tudo que Deus faz é bom!

Pr.Michel Santos







 

Nenhum comentário: