O que todos sabem é que a mulher tem o incrível poder de persuasão. Como pode? Num olhar, no tom de voz, em um simples gesto. Nós homens temos que confessar que isso é verídico.
Entretanto, esse poder faz da mulher vilã ou heroína, dependendo da forma que a tal usa isso.
Quantas são as mulheres que por serem desiquilibradas acabam tornando uma situação difícil pior do que já estar!? E que são insuportáveis tendo um “ dom“ de jogar os outros para baixo!?
Quando abrimos a bíblia no livro de Ester podemos entender como tudo isso funciona. Destinguir o que é uma vilã e o que é uma heroína. Eu gostaria de sitar nesse momento duas rainhas ( baseado no livro de Ester) para que você possa entender melhor.
RAINHA VASTI:
Principal Mulher de um reino fortificado, esposa de um poderoso rei ( Xerxes) que possuia um poder imensurável. O reino da Pérsia naquela época se estendia em 120 países. Certamente essa mulher era muito poderosa.
Seu poder acabou quando por um ato de orgulho desobedeceu o pedido do rei que desejava que ela se apresentasse diante dele com trajes reais para todos os convidados que estavam no banquete real pudessem contemplar a beleza de sua esposa. Ela não atendeu o chamado, assim, humilhando o rei Xerxes em público. Revoltado com essa situação o rei Xerxes mandou chamar seus conselheiros para tomar uma decisão a respeito disso:
" Ele perguntou:
- Eu, o rei Xerxes, mandei por meio dos meus servidores uma ordem á rainha Vasti, mas ela não obedeceu. De acordo com a lei, o que deve ser feito?
Aí Menucã disse ao rei e aos seus ministros:
- O que a rainha fez é uma ofensa não somente contra o senhor e os seus ministros, mas também contra os homens de todas as províncias do reino. Pois, quando em todo o reino as mulheres souberem do que a rainha fez, elas irão desprezar seus maridos. E vão dizer: O rei Xerxes mandou buscar a rainha Vasti, e ela não foi.“
Ester 1:15-16 ( Nova tradução da linguagem de hoje - NTLH).
Por causa de uma atitude insensata Vasti poderia destruir toda uma conduta moral no que se diz repeito á uma nação de 120 países!
A mulher que pensa em sí própria, não vivendo em função dos outros, não destrói somente a sí mesma, mas destrói vidas, casamentos, sonhos e etc.
Vasti se tornou uma mulher Vilã por agir sem pensar.
RAINHA ESTER
Por sua vez, salvou seu povo judeu de um terrível plano de aniquilação! A bíblia menciona que por três dias ela jejuou, santificou-se para assim receber uma direção Divina do que ela poderia fazer para salvar seu povo.
Lendo o livro de Ester, entendi que ela esperou o momento certo para fazer o pedido de salvação ao rei, preparando em dois dias um banquete para o rei e Hamã( Homem que queria detruir o povo judeu ), e no “ MOMENTO OPORTUNO“ falou dos planos de Hamã ao rei e salvou a vida de uma multidão.
Sua atitude de bravura e inteligência á fez se torna uma heroína, ocasionou para os judeus muita alegria, tendo por causa de seu ato todos os anos a grande “ Festa de Purim“ no qual os judeus comemoravam o grande livramento.
Podemos concluir com esses exemplos que:
A mulher que age pelo impulso se torna VILÃ e destrói tudo e a todos. Sendo mal exemplo e motivo de tristeza.
A mulher sábia age pela razão. Espera o momento certo para tomar as atitudes certas. É considerada HEROÍNA. Sendo bom exemplo e motivo de festa, alegria.
QUAL TIPO DE MULHER VOCÊ TEM SIDO? VASTI OU ESTER? VILÃ OU HEROÍNA?
Lembre-se que você tem o incrível poder da persuasão. Por favor, use isso para o bem.
Desejo á todas as mulheres um feliz dia e que Deus abençoe á todas.
Pr. Michel Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário