Meditando no Capítulo 5 nos vemos o quanto a religião atrapalhou e atrapalha até os dias de hoje. Posso classificar esse capítulo como " UM TAPA NA CARA DOS RELIGIOSOS". Vou lhe explicar o porque.
Logo no início desse capítulo fala-se a respeito de um homem que estava paralítico a trinta e oito anos, e durante MUITOS ANOS aguardava alguém que ajudasse a coloca-lo no tanque de Betesda.
" Ora, existe ali, junto a Porta das Ovelhas,um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem 5 pavilhões. Neste jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos [ esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a agua, sarava de qualquer doença que tivesse]."
Agora, imagine a situação daquele lugar. Tente agora, atraveés de seus pensamentos entrar nesse lugar, grande, com 5 andares, uma multidao ; era quente, o cheiro era horrivel,( tratava-se de pessoas doentes) imagine no mover das águas a confusão que era. Se você está com dificuldades de entender essa situação, nao precisa construir todo esse cenário em sua mente não. E fácil! Visite um grande hospital publico, que sempre esta cheio, com um atendimento precario. Imagine nesse ENORME HOSPITAL apenas um doutor e uma sala somente, toda vez que o doutor chamasse, o primeiro que entrasse na sala seria curado. Imagine agora a confusao! É amigos, a situação era muita feia nesse tanque.
Imagino aqui agora, como a população olhava para esses doentes. O sofrimento era o AR daquele lugar, era o AMBIENTE DA MORTE.
Mas aqueles homens buscavam ali a cura, eles tinham fé que ao tocar naquelas águas quando o anjo tocasse elas seriam curadas. Até ai tudo bem. Mas agora pense comigo; Alguns eram curados, e uma MULTIDÃO permanecia naquela situação, doentes, infelizes porem com a fé deles. Porém essa fé não trazia resultados nehum para vida deles, pois a mesma era paltada pela RELIGIOSIDADE.
O fato de tocar nas águas desse tanque quando elas se moviam tinha virado rotina, era um TRADIÇÃO ditada naquele lugar. Os sacerdotes enchiam a cabeça daqueles pobres com "babozeiras" que nao mudam a vida de ninguem. De igual modo, hoje acontece. Existe muitas tradições, religiões, crenças e etc. Tudo isso nao leva a pessoa a nada, somente aumenta mais o sofrimento.
O Senhor Jesus sabia a situação daquele lugar, e a sua visita nesse tanque tinha um proposito muito forte: Quebrar as barreiras da religiosidade.
Muitas pessoas nao entendem porque Jesus sabendo que aquele homem estava doente a muito tempo, estava la AGUARDANDO querendo ser curado e mesmo assim Jesus o perguntou:
"... Queres ser curado?"
Joao 5:6
Imagino que quando voce le esse verso, logo vem na sua mente: e obvio que esse cidadao quer ser curado!!! ( risos) Realmente meus amigos isso e o óbvio. Mas se pararmos, meditarmos aprofudando nisso, veremos que a intenção do Senhor Jesus nessa pergunta foi levar ele ao raciocinio. Aquele homem sofria com uma doenca pior, que afeta o mundo nos dias de hoje. Que e a CEGUEIRA ESPIRITUAL. A religião as tradições cegam as pessoas ao ponto de fazerem elas esquecerem que estão paradas no tempo, e nada acontece! Era a situação desse homem! A trinta e oito anos ele estava esperando o anjo mexer as águas em, quem tem que mexer as áuas somos nos! A Religiao ensina a esperar em Deus. Deus nos ensina a usar a fé A religiao ensina que os problemas ou e um carma,ou uma prova. Deus nos ensina que os problemas nao sao dele, e que temos que vence-los para glorificar seu nome! Aquele PARALITICO foi levado ao raciocinio, a fé inteligente e o milagre aconteceu sem ele prcisar esperar o ANJO
" Entao lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.
Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito,pos se a andar. E aquele dia era Sabado."
Joao 5:8-9
Podemos notar o que esta escrito na Biblia nesse verso: IMEDIATAMENTE, ou seja, ouve um despertar, aquele homem creu, e essa crençadeu a ele uma fe que funciona.
Digo mais; leia depois os versiculos seguintes, e veras a perseguicao que os judeus ( Religiosos) comecaram. Conforme a tradicao naquela epoca, nao se podia fazer nada no Sabado, Jesus fez. Isso era considerado um ultraje para a religiao. O Senhor Jesus causou muita revolta a esses religiosos.
Muitos tem vivido dentro das igrejas com uma vida miseravel, estao perto do tanque esperando as coisas acontecerem. Porem o tempo esta passando, e a religiao tem cada vez mais cegado seus entendimentos.
Quando falo de religiao, falo de TEORIA, me entendem por favor. A fe e a salvacao, vem do ouvir e praticar a palavra de Deus.
" Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve minha palavra e cre naquele que me enviou tem a vida eterna, nao entra em juizo, mas passou da morte para a vida"
Joao 5:24
O Senhor Jesus veio para trazer vida, e isso atraves do ESPIRITO SANTO. Antes as pessoas tinha que ir ate o milagre, hoje o milagre esta dentro daqueles que possuem o Espirito Santo.
Essa e a importancia do Espirito Santo na nossa vida; orientar a cada um de nos do que se deve fazer no dia-a-dia. Serve tambem com um PENEIRA ESPIRITUAL, elimando as teorias, coisas que nao ira acrescentar nada em nossa vida e permitindo que a fe pura vem habitar dentro de nos.
Pra que voce venha entender melhor o capitulo de hoje. Tem muitas gente esperando o ANJO mover as aguas. Quando eu tenho o Espirito Santo, esse " ANJO" esta comigo 24 horas por dia. E muito forte! Quem tem o Espirito Santo, temo poder de Deus dentro de si. o Espirito santo faz haver um ronovo em nossas vidas, sempre estamos em movimento. Quem nao nasceu de Deus, vive como uma estatua.
Amanha estaremos meditando no capitulo 6 do evangelho de Joao. Nao fique a beira do tanque esperando o Anjo mover as aguas pra voce. Mova as aguas e tenha esse Anjo dentro de voce.
Obs.: Em Breve estarei corrigindo, esta faltando os ascentos. Estou no exterior, por problemas tecnicos estou digitando no teclado daqui ( nao possui ascentos, pois no ingles nao existe). Peco-lhe desculpas, porem estou dando meu melhor para postar as mensagens, que creio que vai lhe ajudar muito.
Que Deus abecoe e tudo que Deus faz e bom.
Pr.Michel Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário