sábado, 12 de janeiro de 2013

ORGULHO ESPIRITUAL





  "Já agora não subistirá o teu reino.O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre seu povo,porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou."

                                                                                    1Samuel 13:14




 Saul tinha todos os requisitos para ser um conquistador;porém uma coisa lhe fez retroceder. Desobecer uma ordem divina. Com Deus funciona da seguinte forma; é sim sim ou não não. Não existe meio termo. Quando recebemos uma direção de Deus e desobedecemos saimos dos planos ao qual o próprio Deus tinha. Lendo o capitulo 13 de 1 Samuel entendemos que o profeta que é o porta-voz de Deus tinha dado a ordem de Saul aguarda-lo com o povo e não fizesse nada até ele chegar. Vendo Saul que o povo se espalhava tomou uma atitude de apresentar sacrificios a Deus,motivo da reprovação de Samuel.Analizando bem, vemos que a intenção de Saul no ato, não foi ruim,foi até de certa forma boa. Mas com essa atitude ele passou por cima da autoridade do profeta assim ignorando a direção de Deus. Dentro de Saul existia um ORGULHO ESPIRITUAL, fazia aquilo que bem entendia. A visão do orgulhoso espiritual é que ele chegou em um nível superior, e não precisa obedecer a niguem, ele sabe o que é melhor pra si,como Saul, faz o que der na telha. Esse tipo de pessoa, questiona a direção, alimenta malicia e se torna até mesmo uma pessoa insurportavel, pois quem é que gosta de estar do lado de quem vive se gabando e que diz conhecedora de tudo? Assim não ouvindo os outros. Por isso que Saul perdeu o seu reinado, pois tinha se tornado um orgulhoso espiritual. Quando se chega a esse ponto, perde-se totalmente a sensibilidade de ouvir a voz de Deus, e distante do Divino falta a soberana sábia direção. Essa foi a causa do povo de Israel  te se espalhado, ou seja, ouve divisão e confusão.

"Não havendo sábia direção,cai o povo,mas na multidão de conselheiros há segurança."
                                                                                               Provérbios 11:14


Quando a pessoa se enquadra nesse grupo dos orgulhosos, ela se espalha, fica longe do rebanho do pastor, que é o Senhor Jesus, há uma confusão espiritual. Deus reprovou Saul pelo seu orgulho e aprovou Davi pela sua humildade de espirito.O humilde espirito obedece á tudo que Deus ordená, o orgulhoso faz do jeito que bem entende.

                                                              Pr.Michel Santos

Nenhum comentário: